← Back to portfolio
Published on

Você Sabe Qual é o Seu Espírito Animal? [#16 Inspirações Para Escolher a Sua Tatuagem]

Quando o assunto é tatuagem, o significado por trás dela é um dos principais pontos de interesse, seja por mera curiosidade ou simplesmente pela procura de algo que seja relevante e carregado de simbolismo.

Essa questão atinge tanto tatuados veteranos quanto os de primeira viagem, considerando que é a pele deles que serão eventualmente marcadas.

Tatuagens em geral são sobre os gostos, preferências e as personalidades das pessoas que as fazem, então escolher o espírito animal correto para tatuar pode proporcionar um resultado ainda mais satisfatório aos clientes. Sendo inegável o grande apelo que existe em marcar a pele com um desenho que – além das motivações citadas acima – também esteja carregado de simbolismo e significância.

E é aí que entra o conceito de espírito animal.

Dos domésticos aos mais exóticos, o visual dos animais por si só é fonte para se criar as mais belas artes nos corpos das pessoas, independente do estilo utilizado pelo tatuador.

Tanto que não é coincidência que um dos tipos mais populares de tatuagem é a representação de algum animal.

Fica até difícil optar por uma preferida entre tantas belas espécies existentes, mas você sabia que é possível escolher um animal para compor sua tatuagem sem depender apenas dos atributos estéticos do mesmo?

Contextualmente, podemos atribuir essa conexão e interação mental com os animais ao xamanismo. E o extenso estudo do histórico, das práticas e crenças xamãnicas servem hoje como base para tudo aquilo que compreendemos sobre espírito animal.

A tatuagem, por sua vez, possui fortes ligações com culturas tribais milenares e por essa razão se torna o tipo de arte perfeita para representar esse conceito tão vasto e rico.

Neste artigo você vai encontrar as principais características associadas aos espíritos animais, informações valiosas e que vão facilitar a identificação com o seu próprio.

O espírito animal de um indivíduo, assim como a sua tatuagem, possui ligações diretas com padrões, tendências e traços de personalidade que o compõe, portanto, unir essas duas coisas pode resultar em uma obra capaz de verdadeiramente representar e refletir quem você é.

Lobo

Caracterizado pela força, generosidade e principalmente pela fidelidade, o lobo representa todos aqueles que são independentes, mas que também valorizam a força que é provida pelo coletivo e pelos laços familiares, detalhes responsáveis por também categorizar o animal como um símbolo da família.

Esteticamente, o lobo também se destaca pela versatilidade que possui em ser representado pelos mais diversos estilos, detalhe que sempre resulta em uma definição que transborda beleza e personalidade.

Cavalo

Para aqueles cuja personalidade apresenta traços fortes de independência, o cavalo é o que mais os representa, visto que o animal é culturalmente associado com liberdade de espírito e a força (propriamente dita), características essas de todos que se identificam com a superação dos constantes desafios que enfrentam em suas vidas.

Por conta da imponência e estrutura do cavalo, o animal é perfeito para compor tatuagens maiores e que tomam uma parte maior do corpo da pessoa, sendo uma ótima escolha para preencher regiões como a das costas e parte superior das pernas, por exemplo.

Águia

Na natureza ela é conhecida por ser uma predadora arrojada e exímia, pontos que não só refletem a significância do animal como também representam perfeitamente a águia, tornando-a um verdadeiro símbolo de foco e liberdade.

Além disso, a águia também simboliza a visão interior e a iluminação do ser, ou seja, define bem todos que são espiritualizados e estão em constante contato com sua natureza interior em busca de equilíbrio e paz.

Sempre vistosa, independente da sua espécie, a águia serve como base para incríveis definições nos mais distintos estilos utilizados pelo tatuador responsável, resultando sempre em obras memoráveis e satisfatórias por todos que se identificam com o animal e optam por tatuá-lo.

Elefante

Apesar de sua estatura e dimensão, o elefante não está unicamente associado com a força física bruta, embora essa seja uma importante característica desse espírito animal.

A simbologia por trás da figura do elefante também está relacionada à inteligência, longevidade e memória, qualidades que contrastam com o seu visual imponente e, por vezes, ameaçador.

O elefante – ainda por cima – é um animal sagrado para culturas e religiões de alguns países (como a Tailândia e Índia, por exemplo), detalhes que atribuem um peso e significado ainda maior para a representação do mesmo.

Coruja

Por ser um animal conhecido por trabalhar sozinho, o espírito animal da coruja é o que mais representa aqueles que são independentes e costumam procurar por si próprios pelas respostas e soluções de seus problemas.

Dentre as outras capacidades que são observadas por quem compartilha desse espírito, a clarividência e a sabedoria são as de maior destaque. Portanto, amantes de literatura, estudos e cultura geek em geral encontram na coruja um animal que sintetiza muitos de seus gostos e traços de personalidade.

A coruja, entre os demais animais, é considerada como um dos mais místicos, sendo comumente relacionada à noite, além disso, o pássaro é um dos fortes símbolos da magia e da ligação que as pessoas têm com a luz e com a escuridão.

Urso

Assim como no caso do elefante, o espírito animal do urso possui uma profundidade que vai além das concepções iniciais que as pessoas costumam ter do mesmo.

Além da sua estatura imponente indicar força, o urso também é caracterizado pela integridade e compaixão, além de demais fatores que estão ligados à criatividade, como é o caso da curiosidade e a introspecção.

A coragem e a intuição também fazem parte dos traços que compõem o espírito animal do urso, pontos igualmente importantes, positivos e presentes em pessoas de personalidade forte e que estão preparadas para lidar com as adversidades presentes em suas vidas.

Raposa

Composto por uma série de qualidades que desempenham um papel crucial na vida pessoal e profissional das pessoas, o espírito animal da raposa é marcado pela sensibilidade e astúcia.

Apesar de pequena, a raposa possui um instinto de sobrevivência e adaptação que permitem que ela supere desafios e obtenha resultados acima das expectativas.

A inteligência também faz parte dessa que é uma figura facilmente reconhecível e destacada pela sua cor quente e vibrante, detalhes vistosos e responsáveis por artes chamativas e esteticamente prazerosas.

Borboleta

Uma das figuras preferidas para tatuagem, a borboleta simboliza o processo de transformação conhecido como metamorfose, conceito esse que pode ser aplicado de maneira significativa em situações diversas e importantes da vida de uma pessoa.

Considerada por algumas culturas (como a indígena, por exemplo) como um símbolo de paz e alegria, a borboleta representa mudanças, detalhes estes que também estão ligados à criatividade, amadurecimento e liberdade de expressão.

A grande variedade de espécies e cores permitem representações distintas e capazes de atender as expectativas, gostos e estilos das pessoas que compartilham desse espírito animal.

Leão

O espírito animal do rei das florestas não fica para trás diante dos seus companheiros, visto que o leão possui qualidades importantes e que muitos almejam, como é o caso da força, coragem e potência.

Sendo um dos símbolos da justiça, o leão também representa nobreza, equilíbrio e uma liderança justa, traços esses que costumam ser fundamentais para a conquista de determinados objetivos.

De imponência ímpar, a figura do leão serve como base para tatuagens memoráveis e que sempre irão causar boas e imediatas impressões quando vistas, independente da situação.

Tigre

De aparência menos rústica e mais sofisticada (porém, não menos imponente ou ameaçadora que a de um leão), o tigre é um predador ágil e silencioso, sendo caracterizado mais pela sua força de vontade do que pela força bruta.

O equilíbrio entre precisão, serenidade e resiliência é a base que constitui o espírito desse animal que compartilha características valiosas com quem dispõe de um otimismo inabalável.

Suas diferentes espécies possibilitam a criação de artes variadas, chamativas ou mais discretas, dependendo do gosto do cliente que possui esse belíssimo espírito animal.

Cachorro

O espírito animal do melhor amigo do homem também é repleto de valores e significados importantes por trás da sua figura aparentemente simples.

Assim como o lobo, o cachorro é caracterizado pela fidelidade que possui para com os seus companheiros, tendo como principal característica o zelo e afeto que se mostram essenciais em todo bom protetor.

Como cachorros são animais domésticos, clientes costumam tatuar os seus próprios como uma forma de homenagem, gratidão ou carinho, porém, a representação de seus companheiros acaba ganhando novas camadas e um significado ainda maior quando associada ao espírito desses incríveis animais afetivos.

Cobra

Se eu dissesse que dentre todos os animais e predadores acima, o espírito que mais compartilha de características semelhantes ao da cobra é o de um animal praticamente inofensivo, você acharia estranho? Pois pode acreditar, tendo em vista que o espírito da borboleta e o da cobra possuem mais semelhanças do que se pode imaginar.

Por realizar uma troca de pele periódica, o espírito da cobra é conhecido por representar a transformação e a criatividade de uma pessoa, assim como a borboleta, além de ser um forte símbolo de fertilidade.

A figura da cobra possibilita a elaboração de tatuagens criativas e repletas de personalidade, tanto que muitos optam por tatuar o animal puramente pelo contexto estético que representam.

No entanto, saiba que essas serpentes misteriosas (e em alguns casos muito perigosas) são repletas de simbolismos que estão intrinsecamente ligados às culturas, crenças e religiões do mundo inteiro.

Corvo

Outra figura que é bastante tatuada por questões visuais é a do corvo, mas se engana quem acha que esse animal só possui isso para oferecer.

O espírito animal do corvo alia uma série de qualidades que resultam em uma personalidade de fazer inveja a qualquer um.

Aqueles que possuem esse espírito animal são adaptáveis às mais distintas situações, além de serem analíticos e detentores de uma grande inteligência e capacidade cognitiva.

Belo e minimalista, o corvo pode ser representado de maneira muito satisfatória em inúmeros estilos.

Macaco

Curiosidade, disposição e alegria são alguns dos pontos que compõem aqueles que possuem o espírito do macaco, animal que de longe é o que mais divide semelhanças com o ser humano.

Divertido, ágil e brincalhão, o macaco representa um elo estreito do individuo com suas raízes pré-históricas, além de ser um símbolo da natureza e convívio social em grupo.

Coelho

Estruturalmente simples, mas abundante em simbolismos e significância cultural, o espírito animal do coelho reúne características que continuam relevantes em tempos atuais.

Símbolo do afeto e da simpatia, o coelho representa – acima de tudo – a fertilidade e o amor.

O espírito animal do coelho também pode representar a ingenuidade e inocência, pontos que, embora possam aparentar fraqueza, na realidade são traços fortes de uma personalidade tranquila e consideravelmente conciliadora.

Gato

Culturalmente adorado por algumas civilizações passadas, o gato concentra algumas das melhores qualidades presentes em outros animais, o que resulta em um espírito cujo peso e relevância são nada menos do que invejáveis.

Um gato nunca é, verdadeiramente, domesticado, pois seu espírito livre está para sempre ligado com suas raízes antepassadas, detalhe que ajuda a pintar a enorme figura de independência que este animal possui.

Portanto, o espírito do gato consiste em liberdade, independência, dominância e beleza, além de ser detentor de uma personalidade forte e que não se cede facilmente a pressões.

. . .

Como pôde observar no decorrer do artigo, os espíritos animais são compostos de características presentes nos mais distintos indivíduos, sendo, assim como nós, repletos de diferenças ou semelhanças em comum.

A realidade é que, independente do espírito animal que melhor o representa, todos possuem qualidades que influenciam diretamente em como cada um se relaciona com o mundo e com as pessoas a sua volta.

Por outro lado, a identificação com o seu espírito animal não só pode ajudar na escolha de sua futura tatuagem como também será crucial para a representação (em pele) de um símbolo que reúne as suas principais, se não todas, qualidades e traços de personalidade que possui.

O objetivo deste artigo é também fortalecer e evidenciar a ligação que temos com os animais selvagens e domésticos, além de prover uma nova luz sobre os vastos significados que uma tatuagem pode ter na pele de uma pessoa.