← Back to portfolio
Published on

Produção de Vídeos: Tudo o que você precisa saber

A produção audiovisual não é novidade no mercado, tendo em vista que esse é um nicho de grande importância e que tem se mostrado presente nas mais distintas áreas, seja no entretenimento, no jornalismo ou na publicidade.

Não é por menos que a produção de vídeos tem sido uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital, considerando o grande alcance e a capacidade de gerar engajamento a respeito de determinado produto ou serviço.

Nos últimos anos, temos observado um crescimento exponencial nessa área, resultado direto do alcance e da popularidade de sites como o Youtube, plataforma que, sozinha, possui cerca de 2 bilhões de pessoas conectadas diariamente.

Quando a produção de vídeo tem como objetivo o engajamento do público-alvo, é importante saber que existe todo um planejamento e uma fórmula para tornar o produto final claro, atrativo e eficaz.

Isso, geralmente, se deve à própria produção do conteúdo em questão, afinal, ela não se resume à apenas ligar uma câmera e gravar. Existe todo um processo por trás, dividido por etapas que quanto melhor executadas, melhor será o resultado final.

A seguir vamos apresentar quais são e para o que servem as importantes etapas presentes na produção de vídeos.

1ª Etapa: Pré-produção

Conhecida como pré-produção, essa etapa consiste na elaboração de um roteiro (ou briefing), este que será o responsável por especificar os principais pontos do projeto e direcionar a produção rumo ao objetivo escolhido.

Um bom roteiro contém não só a informação que será transmitida como também especifica o público-alvo e a melhor abordagem para alcança-lo, além de demais informações e dicas relevantes para a produção de um conteúdo de altíssima qualidade.

Após a produção do roteiro, é necessário especificar os elementos que farão parte da gravação. O vídeo será filmado em ambiente interno ou externo? Ele vai exigir algum tipo de cenário? Quais equipamentos serão necessários para realizar a gravação, iluminação e a captação de áudio?

A pré-produção é uma etapa que merece atenção especial, pois toda a base e estrutura do projeto são definidas aqui e, portanto, podem ditar boa parte do ritmo, do desenvolvimento e consequentemente da qualidade do produto final.

2ª etapa: Gravação

Com tudo planejado e definido, equipamentos montados e roteiro em “mãos”, é hora de dar início às gravações. Essa etapa depende muito do interlocutor, pois ele será o responsável por apresentar e transmitir a mensagem definida no briefing/roteiro.

Algumas pessoas possuem maior desenvoltura e familiaridade com câmeras, já outras podem possuir certa dificuldade com a tarefa, cabendo assim a alguém dirigi-los e fornecer dicas para que a gravação seja realizada da melhor maneira possível, mas nada que ensaio, prática e um pouco de paciência não possam dar conta do recado.

3ª etapa: Pós-produção

A etapa de pós-produção é onde a mágica acontece, pois consiste em editar o material que foi gravado.

Uma boa edição é essencial para esculpir o material bruto, sendo capaz de torna-lo ainda mais apresentável e atrativo para o público-alvo.

Através da edição é possível corrigir erros de iluminação e áudio, escolher as melhores cenas, ângulos e enquadramentos, além da possibilidade de adicionar efeitos e elementos que agregarão ainda mais conteúdo e informação à gravação.

A edição também possui a função de revisar o material gravado, sendo que através dela é possível analisar minuciosamente a qualidade do material, caso ele precise de retoques ou gravações extras, por exemplo. O ideal é que a edição esteja alinhada com o que foi definido no briefing e seja utilizada como ferramenta para adequar o ritmo e o tom do vídeo.

É também por meio da edição que se define e se adequa o vídeo ao formato ideal para cada mídia e plataforma, detalhe que contribui ainda mais para a qualidade do produto final, tornando-o assim uma peça capaz de chamar atenção não só pelo conteúdo apresentado como também pelo empenho e profissionalismo de seus realizadores.

Entrega e Resultados

Às vezes quando assistimos a um vídeo simples e de curta duração nem sequer se passa pela nossa cabeça todo o trabalho que foi necessário para realiza-lo.

Em parte isso se deve à qualidade do trabalho e a capacidade dos responsáveis de produzir um conteúdo capaz de reunir uma boa apresentação e uma boa produção, de forma harmoniosa e dinâmica. Investir em uma boa produção de vídeos é uma estratégia eficaz e que pode gerar resultados que superem as expectativas. O alcance de um bom vídeo e a possibilidade dele ser integrado à praticamente qualquer plataforma (Youtube, Instagram, Facebook, etc.) é uma das razões que têm tornado esse tipo de mídia parte fundamental quando o assunto é marketing digital.