← Back to portfolio
Published on

Como a Tecnologia Médica Tem Impactado a Vida dos Profissionais da Saúde

Quando se fala em avanço tecnológico, a primeira ideia que passa por nossas cabeças é a de como a tecnologia médica (e os equipamentos e métodos obtidos através dela) tem impactado positivamente no tratamento dos mais diversos pacientes, fator que também é responsável por um aumento considerável tanto na qualidade como na expectativa de vida das pessoas.

Por outro lado, pouco ainda se fala a respeito de como as inovações tecnológicas têm mudado a vida daqueles que estão na linha de frente e – portanto – são os responsáveis por colocar esses métodos e ferramentas em prática.

Com isso em mente, hoje decidimos nos aprofundar em como a tecnologia não só tem beneficiado os pacientes como também os profissionais da saúde que atuam com ela.

INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

É inegável que a evolução tecnológica tem proporcionado resultados cada vez melhores no ramo da saúde, afinal, a integração de uma Inteligência Artificial (IA) tem sido o bastante para transformar a maneira como a medicina e os tratamentos são executados.

De um ponto de vista técnico, a inovação influencia a qualidade, produtividade e eficiência de qualquer centro médico, fatores que são observados em como os sistemas de saúde, munidos dessa tecnologia, têm sido capazes de prover um serviço satisfatório e de altíssima qualidade à população.

Quando analisamos mais de perto esse serviço de qualidade, esbarramos em seus responsáveis, que neste caso são médicos, cirurgiões, técnicos, enfermeiras, dentre os muitos outros profissionais que atuam no ramo da saúde.

É sabido que esses mesmos profissionais possuem uma rotina exaustiva e com plantões de muitas horas, e isso, aliado à responsabilidade exigida por seus cargos, é o suficiente para esgotar essas pessoas tanto física quanto psicologicamente.

Com isso em mente, chegamos à tecnologia médica e a integração de IAs, sistemas e ferramentas eficientes que têm auxiliado e aliviado um grande peso das costas dos profissionais que as utilizam em seu dia a dia.

O AUXÍLIO PROVIDO POR UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A partir da integração e uso de uma inteligência artificial em centros médicos, tem se observado uma considerável melhora nas condições de trabalho, visto que a tecnologia permite que procedimentos, testes, triagens e diagnósticos sejam realizados com muito mais velocidade e facilidade.

Além disso, com a ajuda de uma IA é possível otimizar o tempo e a organização, o que resulta em uma gestão mais dinâmica, proativa e, consequentemente, mais eficaz.

Os impactos positivos logo são observados não só pela população local (que depende do sistema de saúde) como também pelos profissionais responsáveis.

A automação de algumas funções, por exemplo, permite que o profissional foque mais em seu paciente, detalhe que por si só diminui a pressão e sobrecarga que os mesmos tendem a sofrer em determinados períodos de trabalho.

O IMPACTO GERAL

Ao observar a situação geral por esse escopo fica bem claro como a tecnologia influencia o trabalho dos profissionais e como – por consequência – eles têm sido capazes de realizar um serviço de maior qualidade.

Atualmente temos visto uma diminuição em casos de burnout (esgotamento profissional) em quadros de funcionários e profissionais que atuam no ramo da saúde, e isso, em sua grande maioria, se deve à influencia positiva que a tecnologia tem proporcionado ao meio.

São inúmeras as qualidades e benefícios que a transformação digital e a inteligência artificial são capazes de promover à área da saúde e de todos que dependem dela, seja para os pacientes ou para os profissionais responsáveis.

Por essa razão que o investimento em tecnologia está ligado diretamente ao aumento de produtividade e satisfação, afinal, para que entreguem bons resultados e realizem um trabalho de qualidade é importante que os profissionais possuam condições de trabalho que estejam de acordo.