← Back to portfolio
Published on

Aprenda a otimizar o seu tempo

Independentemente da sua idade, classe social, gênero ou religião, o seu dia possui a mesma duração que o de qualquer outra pessoa: 24 horas.

Contudo, não é difícil encontrar pessoas que possuem a convicção de que seus dias simplesmente não rendem, principalmente quando elas param para analisar e comparar a sua rotina com a dos outros.

“Fulano trabalha mais horas do que eu e ainda assim tem tempo para praticar exercícios e curtir com a sua família, como isso é possível? ”.

Por incrível que pareça, essa é uma dúvida muito mais comum do que imaginamos, sendo a responsável por intrigar todos aqueles que sentem que não possuem tempo nem mesmo para cumprir com suas obrigações diárias.

Como já citado no início deste artigo, o dia tem a mesma duração para todos, portanto, se livrar da concepção de que alguém possui mais tempo do que você é fundamental para começarmos a entender a causa desse “problema”.

Entretanto, a percepção de que algumas pessoas são capazes de fazer mais coisas do que você pode estar correta.

Mas, não se preocupe, pois existe uma explicação para tudo isso e consiste unicamente na forma como você administra o seu tempo.

Gestão e controle

Alguns de nossos compromissos, como o trabalho, por exemplo, são os responsáveis por tomar boa parte de nosso dia. Esse tempo, por outro lado, costuma ser definitivo e corre sem muitas alterações.

Portanto, o que verdadeiramente faz a diferença está na forma como administramos as horas anteriores e posteriores aos compromissos desse tipo, visto que é exatamente isso que nos permite utilizar e aproveitar o tempo restante.

A devida organização e gestão desse tempo pode fazer toda a diferença, considerando que, quando possuímos o controle de nossas tarefas, é possível realizar mais em menos tempo.

Noção e equilíbrio

Controlar o nosso tempo é uma tarefa mais difícil do que parece, mas existem algumas dicas que podem nos auxiliar com isso:

  • Faça uma lista das tarefas que compõem a sua rotina

Por mais que você seja uma pessoa com uma rotina recorrente e monótona, ainda assim ela é composta por tarefas que você realiza em uma base diária.

Listar cada uma delas e separá-las por hora e grau de importância não só vai facilitar a sua organização como também permitirá que você as execute com maior agilidade e eficiência.

  • Se possível, não procrastine

Eu sei que boa parte do nosso tempo pode ser ocupado pelas tarefas e obrigações do dia a dia, por essa razão que costumamos recorrer à procrastinação com o objetivo de “ganhar” um tempinho a mais.

No entanto, ao fazer isso, acabamos por nos sabotar ainda mais, visto que algumas tarefas podem se acumular e aquilo que poderia ser executado em poucas horas acaba por nos tomar muito mais tempo.

Por conta disso que, sempre que possível, não procrastine e mantenha o foco naquilo que você precisa executar, pois dessa forma a tarefa será concluída com maior rapidez e aí sim você poderá desfrutar do tempo que lhe resta.

  • Utilize o seu tempo com o que realmente importa

Na maioria das vezes desperdiçamos o nosso tempo fazendo coisas que não possuem tamanha importância.

Quem nunca se sentiu frustrado após desperdiçar um dia inteiro de folga com algo que podia ser evitado?

O nosso tempo é sagrado e, caso não o administremos adequadamente, ele será rapidamente esgotado por coisas banais, reforçando ainda mais a nossa sensação de que estamos sempre sem tempo.

Quando investimos algumas horas em algo que agregue para as nossas vidas, pode ter certeza que essa sensação será reduzida consideravelmente.

  • Planeje-se

Geralmente não paramos para analisar como utilizaremos nosso tempo livre, hábito que acaba sendo o responsável pelas escolhas “erradas” e que nos geram tantas frustrações.

Acontece que, sem organização e planejamento, acabamos por gastar boas horas de nossos dias em coisas sem tanta importância, como foi citado no tópico anterior.

Planejar-se, por outro lado, nos permite focar unicamente naquilo que nos proporciona satisfação, assim tornando o tempo gasto bem melhor aproveitado e muito mais prazeroso.

  • Não se sobrecarregue

Para muitos, o ideal é que o dia tivesse pelo menos 36 horas, pois somente assim para darem cabo de todas as suas tarefas.

Enquanto essa ideia pode ser debatida, a realidade é que o dia possui apenas 24 horas e isso não irá mudar, portanto, cabe a nós respeitar esse tempo e nossa própria capacidade.

Muitas vezes, sem que percebamos, acabamos por nos sobrecarregar de tarefas e atividades que extrapolam a nossa própria capacidade.

Então, de repente, nos vemos presos a uma rotina abarrotada de coisas, negligenciando o que verdadeiramente importa, como o tempo que passamos com nossa família, que utilizamos para nos alimentar e até mesmo para dormir.

Por isso, é fundamental que não nos sobrecarreguemos com coisas que podem ser evitadas, pois elas sim são capazes de nos tomar um tempo necessário e extremamente valioso.

Como foi reforçado nos tópicos acima, é importante investir o tempo que temos naquilo que verdadeiramente agrega para o nosso desenvolvimento pessoal e intelectual.